quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Produçao de Vídeo na Escola
Prezados amigos criei este blog para podermos dividir experiencia sobre a produçao de video na escola. Defendo a tese de que a produção de vídeo no processo educacional. o video nao é apenas um artefato tecnico, mas deve ser visto de forma diferenciado.
Na produção de vídeo o aluno terá que escolher um tema, pesquisar sobre o mesmo, realizar a análise do discurso, análise do conteúdo, realizar debate sobre o roteiro, produzir o vídeo, se for ficção, ensaiar com atores, debate, reunião com equipes, edição e finalização. No meio do processo que é técnico, a produção de vídeo, existe a parte intrínseca e não apenas instrumental.
Durante os anos escolares o aluno aprende vários conteúdos que nem sempre fazem sentido no seu dia a dia; e, outros que podem se perder com o tempo sem uma reflexão do mesmo. Na produção de uma obra audiovisual o conhecimento intrínseco acumulado pode contribuir na produção e realização do material audiovisual. Ao ler o texto, analisar, pesquisar, formular perguntas para as pessoas são processos que contribuem no processo educacional. Teoricamente defendemos que nas etapas da produção do vídeo, o aluno será confrontado com o conhecimento socialmente produzido que ele apresenta em função das trocas simbólicas e dos grupos sociais que convivem com o conhecimento acadêmico. Estes dois conhecimentos nem sempre apresentam a mesma vertente, obrigando, o aluno, a repensar valores e conceitos, criando o desequilíbrio. Segundo Piaget (2004) com o desequilíbrio criado pode ocorrer a assimilação a nova informação dada, criando a acomodação do novo conhecimento, familiarizando o não familiar (Moscovici,1961), ou seja, a todo momento da produção de vídeo o aluno estará comparando os símbolos que internalizou em sua socialização com o que deseja passar na produção de seu vídeo.
Você professor ja teve alguma experiência de produção de vídeo?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário