sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Trailer Todo Mundo Odeia O Bullying - 5ª B
Este vídeo participou do II Festival de Vídeo de Maringá. Muito interessante a participaçao de todos os alunos na produçao do video.
O Heroi de Dolores
Amigos este vídeo foi adaptado do livro homônimo de Marilsa Medeiros. Os alunos leram o livro e depois realizaram a adaptação. no caso não foi fotovideo, mas repare que a linguagem e o uso do off ajudaram a realizar um trabalho de qualidade de modo mais simples.
O trabalho foi realizado na cidade de Piçandu no Colégio Estadual Vercindes Gerotto dos Reis de Ensino Médio.
O trabalho foi realizado na cidade de Piçandu no Colégio Estadual Vercindes Gerotto dos Reis de Ensino Médio.
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Video foto - Maluca
Este vídeo foi realizado na oficina de video da faculdade Unifamma. o video foi realizado pelos alunos do CRAS de Paranacity. Foi algo simples, realizamos um video foto. é algo simples de fazer e para os alunos foi importante, pois a letra da música e a ideia são deles.
http://www.youtube.com/watch?v=bpy9ttOamXw&feature=sub
http://www.youtube.com/watch?v=bpy9ttOamXw&feature=sub
O Jovem Hoje
O jovem, hoje, cresce com os meios de comunicação de massa a sua volta, se informa por estes meios, e não mais somente pela escola e pelo livro didático. Vive em uma sociedade marcada pela imagem. Mcluhan (1972) diz que as instituições escolares desperdiçam cada dia, mais e mais energia para preparar seus estudantes para um mundo que já não existe mais. Não podemos negar as mudanças ocorridas na sociedade pela tecnologia e o desdobramento dela em diversos setores da sociedade, inclusive na educação. A escola não é a única a educar os alunos, a mídia também participa da socialização dos jovens. Novas formas de sociabilidade educacional requerem novas práticas pedagógicas e novas formas de participação e intervenção, pela sociedade civil e comunidade escolar e nas políticas educacionais públicas. A tecnologia, ainda que renegada por alguns setores do meio educacional, tem causado um grande impacto na escola. A tecnologia faz parte da realidade dos alunos, em graus diferenciados.
A tese, que defendo é de que a produção de vídeo é um processo novo dentro do âmbito educacional e levantamos a hipótese se este processo teórico/prático contribui no processo de aprendizagem destes jovens. Outro ponto importante é que a realização de vídeo possibilita que os alunos troquem informação entre seus pares gerando o diálogo e, segundo Freire, comunicação é educação, é diálogo, “na medida em que não é transferência de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significação dos significados” (1984, p.69).
Produçao de Vídeo na Escola
Prezados amigos criei este blog para podermos dividir experiencia sobre a produçao de video na escola. Defendo a tese de que a produção de vídeo no processo educacional. o video nao é apenas um artefato tecnico, mas deve ser visto de forma diferenciado.
Na produção de vídeo o aluno terá que escolher um tema, pesquisar sobre o mesmo, realizar a análise do discurso, análise do conteúdo, realizar debate sobre o roteiro, produzir o vídeo, se for ficção, ensaiar com atores, debate, reunião com equipes, edição e finalização. No meio do processo que é técnico, a produção de vídeo, existe a parte intrínseca e não apenas instrumental.
Durante os anos escolares o aluno aprende vários conteúdos que nem sempre fazem sentido no seu dia a dia; e, outros que podem se perder com o tempo sem uma reflexão do mesmo. Na produção de uma obra audiovisual o conhecimento intrínseco acumulado pode contribuir na produção e realização do material audiovisual. Ao ler o texto, analisar, pesquisar, formular perguntas para as pessoas são processos que contribuem no processo educacional. Teoricamente defendemos que nas etapas da produção do vídeo, o aluno será confrontado com o conhecimento socialmente produzido que ele apresenta em função das trocas simbólicas e dos grupos sociais que convivem com o conhecimento acadêmico. Estes dois conhecimentos nem sempre apresentam a mesma vertente, obrigando, o aluno, a repensar valores e conceitos, criando o desequilíbrio. Segundo Piaget (2004) com o desequilíbrio criado pode ocorrer a assimilação a nova informação dada, criando a acomodação do novo conhecimento, familiarizando o não familiar (Moscovici,1961), ou seja, a todo momento da produção de vídeo o aluno estará comparando os símbolos que internalizou em sua socialização com o que deseja passar na produção de seu vídeo.
Você professor ja teve alguma experiência de produção de vídeo?
Subscrever:
Mensagens (Atom)