Social Icons

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Roteiro Escaleta

Esta semana com os alunos da Escola Municipal Independência em Pelotas com a ajuda de 4 alunos organizamos os alunos a fazer uma escaleta do roteiro.
Primeiro escreva a idéia em linhas
Pedro se apaixona por Monique e pede ajuda para a amiga Flavia ajeitar tudo, porem se vê apaixonado por Flavia no final, por ser mais romântica e humana.
Sinopse: seria um resumo mais ampliado da história.
Sinopse: Pedro escreve um poema para Monique e na escola descobre que ela não foi. Sai triste e então tem a idéia de ir a padaria compra pão e leite e oferece para a sua amiga Flavia que o ajuda a arrumar um modo de ficar com Monique. Pedro passa a gostar de moda, a ser romântico, cantar funk melodia que odeia e a conhecer tudo sobre o time do Avai que e o time de sua amada Monique. .com as idas a casa de Flavia começa a ver que ela PE bonita, mas prefere Monique. Passa a namorar Monique e vê que a mesma é vazia, chata, so pensa no corpo e em ser bonita. Ele sente saudades das conversas e risos com Flavia e corre para dizer isso a ela que já esta namorando Bruno seu maior inimigo e tenta mostrar para Flavia que ele a ama e que eles tem que ficar juntos. Depois de varias negativas ele tem coragem e se declara para Flavia que não acredita e o deixa de lado sozinho e triste. Ate que Flavia pega seu namorado com Monique briga com ela e fica sozinha de um lado e Pedro sozinho em outro.
O que é escaleta?
é uma forma muito pratica de escrever um roteiro. primeiro você escreve cena por cena o que vai acontecer, isso é a escaleta assim só com a ação, sem os diálogos que você coloca no 2 momento.
exemplo fictício
cena 01 - Pedro vai a escola e descobre que o seu amor Monique nao esta na aula
cena 02 - Pedro em casa triste descobre que ela esta doente
cena 03 - Pedro vai a padaria e compra pao e leite
cena 05 - ele vai ate a casa de Flavia tomar café e pedir informações sobre Monique, já que Flavia é prima de Monique.
Continua...
Repare que em um segundo momento eu vou colocar os diálogos. Aqui apenas apresentei como poderia ser feito. Tente você com os seus alunos. Na semana que vem coloco o roteiro.
Att
Josias

1 comentário:

  1. No caso de novela ela se mistura com a história ou precisa dividir como você fez em cenas?

    ResponderEliminar

 
Blogger Templates