Social Icons

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Decupagem

Ontem os alunos do projeto de extensão fizeram a decupagem de produção. Mas o que é isso e para que serve?
Bem, podemos dividir a decupagem em duas partes, a de direção e a de produção. Mas o que é decupagem ?
Decupagem é uma palavra francesa (découpage) que podemos traduzir como recortar.
Assim na prática depois do roteiro finalizado o diretor realiza o roteiro técnico ou decupagem de direção, escolha de planos, locação, efeitos, maquiagem.
Com esta parte finalizada ou no primeiro tratamento, pois sempre tem mudanças, a produção começa a organizar o que será preciso para a realização do vídeo.
Assim os alunos começaram a ver o que sera necessário, organizar tudo em fichas especificas de produçao. Quanto mais organizado o trabalho dos alunos melhor na hora da gravação. Eles preencheram 3 fichas onde basicamente esta evidenciado em que locação será gravado, o responsável pela locação, o telefone do responsável pela locação. Quantas sequencias serão gravadas por dia e em que ordem (ordem do dia).
Bem, acho que será um belo trabalho. 





sábado, 25 de junho de 2011

Festival intercolegial de vídeo



















Cada cidade poderia ter um festival deste, acho que seria interessante para o país. A reportagem apresenta um professor de Filosofia fazendo vídeo com os seus alunos.  Qual a importância disto para os alunos?

 Vejam esta reportagem e depois vejam o site

    http://fivacescolar.ning.com/

terça-feira, 21 de junho de 2011

Direção de atores II

 Conversando com a equipe vimos que não tem como os alunos serem os atores e cobrarmos interpretações acima do que podem fazer. O que foi decidido é que os atores irão se interpretar. Neste momento peço emprestado  a idéia de Stanislavski  de que na impossibilidade do ator vestir a personagem, o personagem vesti o ator, trocadilhos a parte como estamos em um processo educacional o importante é estamos preocupado com o fazer e não apenas com o vídeo como produto final. Por isso cada grupo filmará seus atores dentro da possibilidade, então a fala será como se eles fossem o personagem e não teremos a construção que se faz no teatro, pois não da tempo e assim acreditamos que fica mais naturalista/ realista do que colocá-los para interpretar. 




Ensaiando

Aqui nesta foto as alunas do curta “ O Dilema” estão ensaiando com os professores que irão representar seus pais. Acho legal ver que eles já tem em mente o que desejam fazer e como esta atividade engloba, aluno, professor, família em um objetivo. Assim acredito que estamos criando mais do que um simples vídeo, mas um vinculo entre esses alunos, professores, comunidade e a sua responsabilidade social, pois com o tema eles querem passar uma mensagem.





Produção

Galera hoje conversamos com os alunos sobre a produção do vídeo. O que será preciso em cada cena para a realização do vídeo. Os alunos já anotaram as necessidades de cada cena e já tem inicio a decupagem de gravação.
É importante que os alunos tenham em mente que geralmente gravamos fora de ordem, por isso a organização do que tem em cada cena e a roupa também. Pois imagine que temos 3 cenas na locação casa. Porem na historia a atriz chega em casa , uniforme do colégio. Em outra cena ela esta com camisa e calça para ir na padaria e na ultima cena da casa ela esta com o vestido de balada. Na hora de gravar será feito tudo de uma vez, então essa organização é importante. Depois falo mais sobre o ensaio.


Prof Giovanna explica aos alunos como fazer a produção

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ensaio

O que acho interessante e faz parte da minha tese é ver a felicidade dos alunos quando fazem este trabalho. Como muitos pesquisadores apresentam a felicidade e a alegria como contribuindo para o processo educacional, acho que a produção de vídeo pode ser um caminho interessante.
professores, pensem nisso!


Aluna de cinema Bruna com o seu grupo


Grupo do Leonardo ensaiando

Roteiro

Depois da Escaleta, o que terá em cada cena os alunos realizaram o roteiro, já colocando as falas. Lembro que neste processo eles reforçam o estudo do Português e analisam a diferença entre a fala, modo de se falar e modo da escrita.
Gostei dos roteiros e então começamos a ver como sera feito o curta.
claro que tem que ser roteirso simples para serem realizados sem apoio financeiro.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Roteiro Escaleta

Esta semana com os alunos da Escola Municipal Independência em Pelotas com a ajuda de 4 alunos organizamos os alunos a fazer uma escaleta do roteiro.
Primeiro escreva a idéia em linhas
Pedro se apaixona por Monique e pede ajuda para a amiga Flavia ajeitar tudo, porem se vê apaixonado por Flavia no final, por ser mais romântica e humana.
Sinopse: seria um resumo mais ampliado da história.
Sinopse: Pedro escreve um poema para Monique e na escola descobre que ela não foi. Sai triste e então tem a idéia de ir a padaria compra pão e leite e oferece para a sua amiga Flavia que o ajuda a arrumar um modo de ficar com Monique. Pedro passa a gostar de moda, a ser romântico, cantar funk melodia que odeia e a conhecer tudo sobre o time do Avai que e o time de sua amada Monique. .com as idas a casa de Flavia começa a ver que ela PE bonita, mas prefere Monique. Passa a namorar Monique e vê que a mesma é vazia, chata, so pensa no corpo e em ser bonita. Ele sente saudades das conversas e risos com Flavia e corre para dizer isso a ela que já esta namorando Bruno seu maior inimigo e tenta mostrar para Flavia que ele a ama e que eles tem que ficar juntos. Depois de varias negativas ele tem coragem e se declara para Flavia que não acredita e o deixa de lado sozinho e triste. Ate que Flavia pega seu namorado com Monique briga com ela e fica sozinha de um lado e Pedro sozinho em outro.
O que é escaleta?
é uma forma muito pratica de escrever um roteiro. primeiro você escreve cena por cena o que vai acontecer, isso é a escaleta assim só com a ação, sem os diálogos que você coloca no 2 momento.
exemplo fictício
cena 01 - Pedro vai a escola e descobre que o seu amor Monique nao esta na aula
cena 02 - Pedro em casa triste descobre que ela esta doente
cena 03 - Pedro vai a padaria e compra pao e leite
cena 05 - ele vai ate a casa de Flavia tomar café e pedir informações sobre Monique, já que Flavia é prima de Monique.
Continua...
Repare que em um segundo momento eu vou colocar os diálogos. Aqui apenas apresentei como poderia ser feito. Tente você com os seus alunos. Na semana que vem coloco o roteiro.
Att
Josias
Galera um texto que apresenta a importância de se produzir vídeo nas escolas.
o autor é Francisco Cesar Martins da Silva
ele justifica que o uso didático da televisão e do vídeo na sala de aula teve a sua raiz no cinema, através dos quais foram se transformando em filmes educativos. Estes eram de curtíssima duração e exibidos em lugares improvisados
Data de 1910 o primeiro filme de caráter expressamente educativo e já em 1929 foi instituído o uso do cinema educativo em todas as escolas primárias do Rio de Janeiro, quando o acervo nacional já contava com vários títulos produzidos dentro e fora do País. Conforme o Módulo Básico de TV e Vídeo do Programa de Formação Continuada Mídias na Educação (SEED/MEC) O... “Vídeo e televisão estão estreitamente vinculados, seja por razões econômicas e mercadológicas, como ressalta Pretto, seja pela própria natureza desses meios de comunicação. O vídeo tem alta penetração social, uma vez que seu custo tem se reduzido ao longo dos anos e conta com um mercado em expansão, a despeito do surgimento de novas e mais sofisticadas tecnologias do som e da imagem.
Veja o texto completo abaixo no link

Download
 
Blogger Templates